Textos

O Mundo é dos Sonhadores -
Olhando para a história observamos que ela foi e está sendo construída por sonhadores e por pessoas que conseguem enxergar luz na escuridão. Sonho, aqui, tem o sentido de “desejar” algo remoto, mas que se procura concretizá-lo. Acredita-se no Sonho mesmo quando os olhos da razão não veem possibilidades de realizá-lo. O sonhador autêntico, na maioria das vezes, toma decisões e age conduzido ,principalmente, por inspiração ,tendo uma motivação coletiva. Sendo assim, está conectado à idéia de Absoluto. A razão serve-lhe como filtro. O sonhador tem certeza em seu coração de que aquilo por que luta mais cedo ou mais tarde se realizará, estando vivo ou não.É alimentado pelo desejo de justiça e fica inquieto com a dor e o sofrimento alheios. Vejamos detalhes sobre a vida de  alguns magníficos sonhadores.

Martim Luther King foi um sonhador incansável. Sonhou que a discriminação racial institucionalizada nos Estados Unidos poderia ser vencida. King lutou. Pagou com a própria vida pelo seu Sonho. Foi assassinado pelas balas frias de um assassino mais frio ainda. Mas o sonho de King ganhou corpo, adeptos, inundou corações.E fez seu Sonho prevalecer. Em pleno século XXI, tem-se um “negro” sentado na cadeira presidencial da Casa Branca, dirigindo a nação mais potente da terra, cabendo  a um negro a responsabilidade de reestruturar a nação americana e recolocá-la no caminho da estabilidade econômica. O povo americano tem uma dívida de sangue com Martin Luther King. Obama está lá.Porém, parte de seu sucesso, ele deve a Luther King, um negro sonhador.

O verdadeiro sonhador respeita os sonhos dos outros, mesmo que estes lhes sejam opostos. Marx, também, era um sonhador, mas seus sonhos não tinham como suporte o Absoluto. Ele sonhava, mas não levava em conta sonhos diferentes dos seus. Karl Marx ao elaborar  sua teoria do socialismo, desprezou sonhos eternos. Disse-“a religião é o ópio do povo”. A própria história mostrou que Marx sonhou errado.

Outro grande sonhador foi José do Egito. Às vezes, o sonho nasce de uma representação mental enquanto dormimos e vira Sonho. José do Egito sonhou que seus pais e irmãos se inclinariam diante dele. Seus irmãos não gostaram disso. E o venderam como escravo. José foi parar na casa de Potifar. Certo dia, foi assediado pela esposa de seu senhor. José não aceitou. Foi então acusado pela própria mulher de Potifar de tentar assediá-la. Por isso, foi levado ao calabouço. Mas, mesmo assim, José não se desesperou, permaneceu confiante ,pois era um autêntico sonhador. Foi tirado da prisão para decifrar  um sonho do faraó . Conquistou a confiança do senhor egípcio,sendo  guindado à condição de primeiro-ministro do Egito. Com a grande fome que assolava Canaã àquela época, seus irmãos foram obrigados a ir em busca de alimento no Egito,ocasião em que tiveram que inclinar-se diante do José. A administração de José trouxe riqueza e esplendor ao Egito,além de contribuir para que a nação de seu irmãos,Israel,não passasse fome.

Mahatma Gandhi foi outro magnífico sonhador. Ele sofria ao contemplar o sofrimento do povo indiano  e sonhava ver sua nação libertar-se do jugo inglês. Por meio da criação de movimentos pacifistas e da pregação da não-violência,como forma de luta, conseguiu realizar seu sonho e da nação hindu.
Chico Xavier foi um sonhador por excelência. A exemplo da mairoia dos grandes sonhadores,ele emergiu de uma vida de dores e sofrimento. Batalhou forte e dedicou toda sua vida a ajudar moradores de rua ,lares carentes,pessoas desamparadas e esquecidas da sociedade. A exemplo dos grandes sonhadores,fez um caminho inverso ao da sociedade de consumo,renunciando a fama, o prestígio e a riqueza.
A albanesa Madre Teresa de Calcutá renunciou a uma vida de conforto num convento da Irlanda porque o sofrimento do povo indiano não lhe deixava sossegar.Dedicou sua  vida aos miseráveis de Calcutá.Abriu escolas, albergues e lares para amparar desvalidos,miseráveis , desamparados e moribundos retirados do olho da rua. Seu trabalho se espalhou pelo mundo inteiro.
Ele abdicou de uma vida de riqueza e esplendor para cuidar dos leprosos de sua região. Optou pela pobreza absoluta e criou a ordem franciscana, que  prega a simplicidade, a caridade e o amor incondicional a todas os seres criados, o amor à natureza e ao próximo.São Francisco de Assis é um dos maiores exemplos de magnífico sonhador.
O que há em comum entre os sonhadores? Eles se incomodam com a dor dos esquecidos e desamparados e sentem na alma o desejo de ajudá-los.Fazem um curso inverso  ao da sociedade tradicional. Ficam indiferentes à fama, à riqueza e aos afagos do mundo e, principalmente, suas ações têm uma alcance coletivo,não individual. Outro detalhe que caracteriza os grandes sonhadores: muitos deles pagam com a própria vida a realização de seus sonhos,por exemplo,Ghandi,Martin Luther King .Percebe-se que embora correndo risco da própria vida,os sonhadores sempre conseguem realizar seus Sonhos ,deixando sempre um legado para a humanidade.

Marcos Antonio Vasconcelos  Rodrigues

Texto escrito em 14 de janeiro de 2009 - publicado inicialmente no Blog Sinto muito,mas preciso falar
Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 01/04/2012
Alterado em 20/04/2015


Comentários