Textos

Jargões do Futebol parte 2
Apresento-lhes  a segunda parte de expressões e palavras bastante utilizadas por desportistas , atletas e demais pessoas envolvidas com futebol. Esta segunda relação de  expressões e palavras foram coletadas a partir de consultas feitas em sites, enciclopédias e , principlamente, ouvindo narradores esportivos e entrevistas de jogadores. À medida que ouço um jargão de futebol, anoto para não esquecer, a fim de compartilhar aqui com os amigos que ,como eu, apreciam o futebol.

"Comer a grama" - Empenhar-se ao máximo para alcançar os objetivos
"dar a vida" - Idem a "comer grama"
"É futebol de primeira água"- Time que pratica bom futebol
"Tem que fazer o dever de casa" - Significa que o time tem que vencer seus jogos em casa.
"Eu vim para somar" -Quando o atleta é contratado e quer demonstrar humildade para a nova equipe.
"Grupo fechado" - Quando o time está unido para alcançar um objetivo.
"Temos que continuar trabalhando"- Geralmente, quando o time não alcança seus objetivos.
"Agora é pensar no próximo jogo". Discurso de um atleta geralmente após resultado negativo de sua equipe.
"Clássico não tem favorito" -  Quando dois times grandes se enfrentam qualquer um dos dois poderá vencer a partida.
" O time tá quebrando a bola" - ( Quando o time ou jogador apresenta péssimo futebol)
"Salto alto" - Excesso de confiança, esnobar, achar que vai ganhar no momento que quiser)
"Drible da Vaca" - Quando um  lança a bola por um lado do adversário e corre pelo outro para recuperá-la adiante
"Catimba " - Quando um atleta ou time  cava faltas, provoca o adversário ,pratica o antijogo )
"pendurar as chuteiras"- Aposentar-se, encerrar a carreira.
"Gato" - Atleta que reduz a idade para não se desvalorizar no mercado ou para ter idade para jogar pela equipe juvenil.
"gol de placa" - Belo gol, incomum, primoroso.
"Canhão" - Chute muito forte
"Tapetão" -Quando os pontos de um jogo ou competição são ganhos em tribunais esportivos e não dentro de campo
"O relóóógio maarcaaa…" - Valdir Amaral
"gooooool legal." - Mário Viana
‘"Abrem-se as cortinas do espetáculo" - Fiori Gigliotti
"O meu cronômetro marrrrrca " - Edson Leite
"Carrinho" - Ocorre quando um jogador se atira ao chão, projetando as pernas para frente, com a finalidade  de alcançar com os pés a bola, sob controle  do adversário. É aplicado com a intenção de roubar a bola de maneira rápida. Porém, na maiora dos casos, o alvo acaba sendo o adversário, o que se configura em jogo perigoso, cabendo a punição com cartão amarelo ou vermelho.
"Elástico" - É um tipo de drible que consiste em o jogador fingir que vai levar a bola para um lado e rapidamente levá-la para outro, iludindo, dessa forma, o adversário. Foi eternizado por Roberto Rivelino. ( Bazzoffias Della Vita)
IMPEDIMENTO
"Impedimento" - O impedimento é uma regra que leva a fama de ser excessivamente complicada,  que pelo menos dez jogadores adversários. Ou seja, o impedimento se dá quando entre o jogador a receber a bola e o gol só houver um adversário ou nenhum no momento em que se fez o passe. Este adversário pode ser, inclusive, o goleiro. Para que o impedimento seja concretizado, o jogador a receber o passe deve demonstrar a intenção de participar da jogada. Outra condição para o impedimento é que o jogador que recebe o passe esteja à frente da linha da bola, ou seja, mais próximo à linha de fundo do que a própria bola no momento do passe.

Quando está em posição impedimento, diz-se que o atleta está em posição irregular. A punição para o impedimento é a aplicação de tiro livre indireto, de onde a infração aconteceu, a favor do adversário. O impedimento surgiu com o intuito de evitar que um atacante ficasse colado ao gol durante toda a partida, apenas esperando a bola chegar até seus pés para marcar. Desta forma, os atacantes acabariam não participando ativamente da partida, o que seria prejudicial para o dinamismo do espetáculo. ( Bazzoffias Della Vita)
"Simulação" - Não receber falta e fingir que a recebeu.
"Tabelinha" - Sequência de troca de passes curtos e rápidos entre dois jogadores.
"Bola morta" - Quando o jogo é reiniciado com a bola parada.
"12 º jogador" - Quando a participação da torcida é decisiva em termos de apoio e incentivo contribuindo para motivar os atletas a conquistar a vitória.
"Capitão" -Jogador escolhido para liderar uma equipe, e em uma partida para participar do sorteio , antes do início do jogo.
"O juiz marcou perigo de gol" - Quando a arbitragem se equivoca numa marcação.

Marcos Antonio Vasconcelos  Rodrigues.

Escreve contos , artigos e crônicas. Desportista.
Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 15/09/2012
Alterado em 18/04/2015


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