Textos

O papa é pop ou é esquerdista?
O argentino Jorge Mario Bergoglio foi eleito papa aos 76 anos. Quando eleito, Jorge Mario (papa Francisco) fez questão de declarar: “ igreja pobre e para os pobres!” . Até aí nada mal! Só que esse lema foi elaborado a partir de discussões ocorridas no Concílio Vaticano II ocorrido em Medellin , Colômbia (1962 - 1965) e passou a representar  uma nova postura da igreja católica  no trato das questões sociais .
Esse concílio criou as Comunidades Eclesiais de Base , que é um movimento inclusivo da igreja romana fundamentado na Teologia da Libertação.

Contudo, é necessário  que entendamos que a  tese marxista ( opção preferencial pelos pobres) deve ser questionada porque na visão dos esquerdistas, "pobre" é uma pessoa desprovida de bens materiais , ao passo que a visão de pobreza bíblica tem mais relação com a pobreza espiritual e não apenas com a pobreza material.

Os fundamentos da Teologia da Libertação têm por base a teoria marxista-leninista de análise da história humana. Além do mais, quando exercia suas funções sacerdotais na Argentina, o atual papa realizava trabalhos nas comunidades pobres de Buenos Aires fundamentado nas Comunidades Eclesiais de Base. Francisco  tem forte simpatia e apreço  por regimes , líderes ou ex-líderes de esquerda , tais como o ditador venezuelano Nicolás Maduro e, recentemente, enviou uma carta de consolo ao ex-presidente brasileiro, Lula , que está preso por corrupção e lavagem de dinheiro.

Assim, fica bastante evidenciada a linha ideológica do papa Francisco: um esquerdista "de carteirinha", no entanto embora seja um papa materialista , o líder católico tem tomado decisões importantes, por exemplo, o combate à pedofilia no seio da igreja.

Eu fico pensando que Deus tenha permitido que um sacerdote com vocação marxista-leninista fosse eleito papa, talvez , para realizar o combate aos crimes sexuais praticados por sacerdotes , bispos e outras autoridades eclesiásticas.


Fortaleza, 31 de maio de 2019 , às 14h58min

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues
Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 31/05/2019
Alterado em 31/05/2019
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários