Dec
Declínio da essência do futebol brasileiro
Luxemburgo tem razão !
Análise perfeita de Vanderlei Luxemburgo , técnico do Vasco da Gama, ao afirmar que “o futebol brasileiro perdeu sua essência, que passou a se preocupar mais com a tática que com o futebol ofensivo e técnico.”
O futebol europeu nos tinha como referência, agora é o inverso: o futebol europeu é que é citado como modelo de referência para o futebol brasileiro!
Sempre entendi que Tele Santana foi o último grande treinador a conseguir implantar a essência do futebol brasileiro nas seleções brasileiras de 1982 e 1986 e também no São Paulo Futebol Clube.
Os dois fracassos de Tele Santana ( não conseguiu conquistar nenhuma Copa , apesar de praticar futebol de primeira linha, principalmente na Copa de 1982) contribuíram para a mudança de mentalidade de alguns técnicos que passaram a se preocupar em conquistar títulos em detrimento do bom futebol.
A partir daí surgiram os técnicos retranqueiros , tipo Parreira e Felipão , que ao conquistaram , respectivamente as Copas do mundo de 1994 e 2002. O estilo de jogo desses dois técnicos passou a inspirar o modo de atuar dos times brasileiros : pegada forte, marcação e retranca . Caberia aqui o lema: “ não adianta jogar bonito e perder”.