Meu Diário
14/05/2020 19h40
Maioria das matérias produzidas pela grande mídia são especulativas

MAIORIA DAS MATÉRIAS PRODUZIDAS POR GRANDES GRUPOS DE COMUNICAÇÃO EM QUE O ALVO É O PRESIDENTE DA REPÚBLICA PODERIAM , TRANQUILAMENTE, SEREM CONSIDERADAS FAKE NEWS JÁ QUE SÃO ESPECULATIVAS E DESPROVIDAS DE IMPARCIALIDADE 

Pelo que aprendi na Universidade, o papel do jornalista seria tentar produzir um jornalismo imparcial , sem distorcer fatos contra A ou B . Não é isto que se vê nos trabalhos desenvolvidos pelo grupos Globo ( especialmente Globo News) , Folha de SP e Estadão. 
Em média , 80% das matérias políticas produzidas por esses grupos são para atacar o presidente da República , desconsiderando a imparcialidade e ética profissional. Fica claramente definida pela insistência de matérias negativas , desconsiderando as positivas, qual a intenção desses grupos: derrubar o presidente. 
Quando há uma notícia que poderia ser veiculada sem distorção , eles fazem questão de criar  um aspecto negativo naquilo que seria naturalmente positivo a favor do presidente. 
Por exemplo, Bolsonaro entregou ao STF três exames atestando negativos para Covid-19, mesmo assim a Folha questionou os exames. Ao questionar a veracidade dos exames, a Folha colocou em dúvida a honra dos  profissionais que assinaram os exames e até o próprio STF que os aceitou como de boa-fé. 

A mídia cobra seriedade de tudo e de todos, mas ela mesma produz trabalhos jornalísticos absolutamente questionáveis e muitos até absolutamente inaceitáveis , porque fogem das características que devem nortear o bom trabalho jornalístico. 

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues


Publicado por Marcos Antonio Vasconcelos em 14/05/2020 às 19h40