Textos

Por que o coração humano é eternamente insaciável?
O que é necessário para que o ser humano seja feliz? A maioria das pessoas acha que se tivesse bastante dinheiro para satisfazer todos os seus sonhos de consumo, isto já seria suficiente para fazê-las feliz. Há até um verso de uma música que diz "Dinheiro não é tudo, mas é 100%." Obviamente, isto não é verdade. Uma pessoa pode possuir muito dinheiro e ser muito infeliz. O dia- a- dia, a história está cheia de exemplos desse tipo, você mesmo deve conhecer pessoas assim.
Há uma quantidade enorme de necessidades materiais e espirituais que precisam ser satisfeitas por todo ser humano – saúde, família equilibrada, sucesso no trabalho, estar em paz consigo próprio, com as pessoas, ter sentimento de segurança, ser amada.... e pode conquistar todos bens e mesmo assim continuar com um sentimento de vazio no coração.Por quê? Porque o ser humano foi criado para estar conectado de forma harmoniosa com o mundo, com o cosmo, como uma teia de aranha.
Desde que a relação com o Todo foi quebrada, a felicidade se tornou relativa. Uma pessoa possuidora de todos os bens materiais, conhecimento, poder poderia ficar extremante frustrada por exemplo, ao observar a situação de guerras e injustiças que predominam no mundo. O próprio sentimento de medo, insegurança já é suficiente para quebrar sua felicidade.
Não fomos feitos para sermos felizes sozinhos, mas em família, em grupo, em sociedade. A quebra desse objetivo é que produziu a tragédia do coração humano e, por conseguinte, da sociedade.
Além do mais, precisamos descobrir qual o propósito último de nossa vida. Estamos preocupados apenas com a satisfação das necessidades desse mundo efêmero ou estamos também investindo no Eterno? De onde vim? Para onde vou? Por que as coisas são assim? Começando a encontrar respostas para questões primárias como estas, será o primeiro passo para se compreender o caos em que vive a sociedade e, principalmente, descobrir por que a pesar de tantas tentativas de realização de nossos sonhos e mesmo depois de adquirir o que queremos, a felicidade é como uma chuva de verão.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues


Esta obra está registrada e licenciada. Você pode copiá-la, distribuí-la, exibi-la, executá-la desde que seja citado o autor original.
Publicado inicialmente no Blog Sinto muito,mas preciso falar em 26/11/2008
Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 22/12/2013
Alterado em 20/04/2015


Comentários