Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues Pensar e Repe

 

Pensar e repensar

Se você gosta de esportes,visite meu site esportivo: www.eternamentefutebol.com.br

Textos


Entre a Paixão Local e a Nacional: A Crônica Esportiva e o Fenômeno do Torcedor Misto Cearense

 

Por que tantos torcedores mistos no estado do Ceará? A meu ver, há quatro motivos principais: a questão cultural, a influência dos radialistas esportivos da "velha guarda", a retransmissão dos jogos do Sul/Sudeste pelas estações de rádio e a transmissão em rede nacional dos jogos do Campeonato brasileiro.

O problema cultural reside no hábito de valorizar o que vem de fora em detrimento do que é nosso, comportamento herdado desde o Brasil-colônia. Exemplos dessa valorização externa permeiam diversos aspectos da sociedade cearense.

A influência dos radialistas da "velha guarda" foi marcante. Nomes que narravam os jogos do Ceará, frequentemente exclamavam "O meu querido Vasco da Gama". Outro, conhecido como "xodó" da torcida do Fortaleza, declarava com orgulho "O meu Mengão" durante as transmissões dos próprios jogos do Fortaleza. Essas declarações, ouvidas por milhares de torcedores, moldaram a paixão por times de fora do estado. E esse hábito vem sendo retransmitido de geração em geração.

As estações de rádio, por sua vez, retransmitiam com grande frequência jogos de times do Rio de Janeiro e São Paulo, consolidando a formação de torcedores "mistos" e "forasteiros". A televisão, com a transmissão de jogos em rede nacional a partir dos anos 1980, intensificou esse processo, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que raramente viam seus times representados nos campeonatos transmitidos.

A quantidade de torcedores "mistos" e "forasteiros" no Ceará parece ser a maior do Nordeste, superando Bahia e Pernambuco. Essa realidade evidencia a necessidade de valorizar o futebol cearense e seus representantes.

 

Para acessar meu canal no YouTube, digite no YouTube:

https://youtu.be/D-Lk_CHFoYk?si=vAryD1h7_OzWKT84

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues - acompanha futebol desde a Copa do Mundo de 1970. Graduado em Letras, autor do livro "Palavras do meu sentimento".

 

Meu E-mail 📧 institucional:

marcos.rodrigues2@prof.ce.gov.br

Marcos Antonio Vasconcelos
Enviado por Marcos Antonio Vasconcelos em 03/05/2024
Alterado em 13/03/2025


Comentários


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Twitter @MarcosAntoni162