Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues Pensar e Repe

 

Pensar e repensar

Se você gosta de esportes,visite meu site esportivo: www.eternamentefutebol.com.br

Meu Diário
20/04/2015 09h06
A grandeza da nação japonesa se sustenta em ações simples ligadas à moralidade e à ética.

Grandes impérios que ruíram tiveram como principal causa o desprezo aos valores morais e éticos de seus governantes e consequentemente de seu povo.Cito como exemplos o Império Romano e o  Babilônico. 

Contrariamente, nações que mantiveram seus valores e ações simples de unidade e respeito ao seu povo, se fortaleceram e passaram a ser referência para as outras nações. Podem-se citar como exemplos o Japão e a Coreia do Sul, dentre outras. A meu ver, essas duas nações passam a ser candidatas a ocuparem futuramente a liderança das nações tal como ocorre atualmente com os Estados Unidos. 

Algumas práticas japonesas que deveriam ser seguidas por qualquer pessoa de qualquer nacionalidade:

1. Os japoneses honram e valorizam as pessoas idosas. Na visão japonesa, os mais velhos são portadores de experiência e sabedoria. Aqueles que não honrarem  e respeitarem  seus idosos serão rejeitados em todas as esferas culturais do país:

2. Não há fanatismo religioso. O budismo e o Xintoísmo são as religões mais praticadas no país, os cristãos representam apenas 2, 04% da população.É comum no cotidiano dos japoneses os estudantes orarem antes dos exames, há realização de funerais em templos budistas , casais celebrarem rituais de casamento em igrejas cristãs;

3.  O povo japonês é cordial , elegante, simples e educado. Isto é resultado da volorização da educação e de seus mestres. No Japão, os professores são honrados e respeitados como heróis da nação. No Brasil, é comum se chamar jogadores de futebol de herói. Os japonese sabem que o futuro da nação é uma boa educação para suas crianças e jovens.Assim, seus professores não se limitam a repassar informações e conhecimentos. Há preocupação com a formação do caráter dos alunos, pois sabem que da pobreza de um caráter mal formado advém as mazelas sociais;

4. Valorização do idioma. Quase 100% dos japoneses têm o japonês como primeira língua. Isto contribui para manter a hierarquia do povo japonês. Os povos de países subdesenvolvidos costumam não valorizar seu idioma. 

5. Os japoneses cultivam o hábito de trocarem presentes no meio e no final do ano. Isto colabora para fortalecer os laços de amizade;

6. Eles desenvolveram técnicas para terem domínio sobre os problemas geográficos do território o qual é formado por um conjunto de ilhas. Sendo assim, está muito suscetível a abalos sísmicos. Contudo, o povo japonês desenvolveu técnicas de engenharia para inibir e ter controle sobre os terremotos que ocorrem no país.

E qual seria um dos aspectos negativos do Japão ? o país apresenta uma das maiores taxas de suicídio do mundo. Em média, 30 mil pessoas se suicidam anualmente no Japão.  

 

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues 

 

Fonte dos dados:

Enciclopédia Barsa. 

Wikipédia.

Comentário do texto: Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues 

 

 


Publicado por Marcos Antonio Vasconcelos em 20/04/2015 às 09h06
 
16/04/2015 16h01
Mesmo não tendo todas as respostas...

Mesmo não tendo todas as respostas, é mais seguro confiar em Deus.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues


Publicado por Marcos Antonio Vasconcelos em 16/04/2015 às 16h01
 
14/04/2015 14h46
Precisamos de Deus, saúde, poesia e dinheiro

Entre tantas necessidades do ser humano, há quatro absolutamente relevantes: Deus,saúde,poesia e dinheiro.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues
 


Publicado por Marcos Antonio Vasconcelos em 14/04/2015 às 14h46
 
10/04/2015 08h20
A morte nos iguala...

A morte é o único evento da vida humana que coloca em pé de igualdade todos os seres humanos. Ela mostra que ninguém é superior a ninguém.

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues


Publicado por Marcos Antonio Vasconcelos em 10/04/2015 às 08h20
 
08/04/2015 14h44
Temos um sentimento de eternidade...

Temos inconscientemente um sentimento de eternidade dentro de nós. É como se nunca fôssemos morrer. E tudo o que fazemos é dentro dessa perespectiva. 

Tenho um amigo quase de infância, um cara muito decente e bacana. Ganha bem, não tem vícios. Se veste de forma simples, não gosta de carro, só anda de ônibus. Extremamente econômico, tudo o que pega é para investir no aumento de seu patrimônio. Constrói casas para alugar, compra terrenos, investe em poupança. 

Eu fico pensando: - Meu Deus, será que fulano não imagina que um dia vai morrer?  Por que não utiliza uma parte do que tem para usufruir das coisas boas da vida? Viajar, ir à praia, comprar bons livros, proporcionar momentos de lazer e alegria às pessoas de quem gosta, ajudar asilo de velhinhos? 

E continuo a imaginar: se fulano não morresse, estaria fazendo a coisa certa. E me vem à mente a frase de Cristo: " louco, quando pedirem a tua alma, o que tens guaradado para quem será? 

Marcos Antonio Vasconcelos Rodrigues


Publicado por Marcos Antonio Vasconcelos em 08/04/2015 às 14h44



Página 41 de 77 « 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 » «anterior próxima»


 
Site do Escritor criado por Recanto das Letras
Twitter @MarcosAntoni162